segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bajulando de Novo

Toda 3a feira de novembro é motivo para se festejar na França. Em uma bêbada jogada de marketing, a nova safra do Beaujolais Nouveau chega no mercado e nos temas das festas. Traduzindo e resumindo da Wikipedia:

"No 8 de setembro de 1951, o Journal Officiel anuncia que os vinhos de designação de origem só poderão der vendidos a partir do 15 de dezembro. No entanto, após reclamações provindas dos sindicatos vinícolas, uma nota do 13 de novembro precisa as condições sobre as quais certos vinhos podem ser comercializados antes do 15 de dezembro. A partir de então, a designação "Beaujolais Nouveau" foi dada ao vinho"

O conhecimento público ainda acrescenta que o vinho é apelidado carinhosamente de beaujolpif que, ironicamente traduzido, significa nariz do bajulador.

Que vinha o final de ano e que passe a ressaca das provas que já começaram.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

breve.

Aquele ar de primavera passou. Também passaram as chuvas, as luas minguantes e crescentes e, agora, esta aparece cheia traçando os contornos da cidade com sua luz azulada. Nesse passar de coisas acabei me desvirtuando de escrever aqui. Parece que estou sentindo muito a vida das pessoas e acreditando como ela é difícil, insólita e transparente para quem tem a sensibilidade de percebê-la. Me senti desacreditado nesse último mês que passou, mas não que isso seja ruim - tem momentos que perder as certezas é um processo de encontrar seus melhores caminhos e elucidar seu pesar no dia-a-dia. Não quero parecer angustiado, pelo contrário, devo dizer que estou feliz; apesar dos milhares de problemas e preocupações que cercam o processo de uma produção cinematográfica, meu filme caminha bem e, em menos de 3 semanas, já estarem em Itaboraí para as filmagens, que, ironicamente tem o tema da angustia como o mote central. Com a serenidade da temperatura que o ar condicionado do meu quarto proporciona, termino esse breve relato nessa noite quente as vésperas do aniversário de um amigo...em commun.